Home / Aeroporto Afonso Pena / Aeroporto Afonso Pena

Aeroporto Afonso Pena

HISTÓRIA DO AEROPORTO INTERNACIONAL AFONSO PENA

 

AEROPORTO INTERNACIONAL AFONSO PENA
AEROPORTO INTERNACIONAL AFONSO PENA
Implantado no início do século XX, o Aeroporto Afonso Pena está localizado em uma parte da área da antiga Colônia Afonso Pena em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.  Na ocasião, foi desapropriada pelo Governo Federal a área de uma fazenda, no município de São José dos Pinhais, propriedade de Matias Mendes e dividida em pequenas chácaras onde assentou-se uma colônia de imigrantes poloneses e alemães, que incentivados pela política de colonização para a agricultura, ocuparam o local no início do século. Em homenagem indireta ao sexto Presidente da República, Afonso Pena (1906 a 1909), manteve-se o nome.
 
Quando o Brasil entrou na II Guerra Mundial, o Ministério da Guerra juntamente com engenheiros militares americanos, por meio dos órgãos responsáveis pela aviação (que dariam origem ao atual Ministério da Aeronáutica), nos anos de 1940 a 1942, efetuou um criterioso levantamento da área dessa colônia, em função dos ventos dominantes e  a formação de espessa névoa, em algumas épocas do ano, o que ajudaria na camuflagem contra qualquer ataque que porventura chegasse a sofrer. Muito apropriado na época, hoje, comercialmente, isso é um problema. 
 
A construção inicial do Aeroporto Afonso Pena ocorreu de maio de 1944 até abril de 1945, e foi executada pelo Ministério da Aeronáutica em cooperação com o Departamento de Engenharia do Exército Norte-Americano. A Base Aérea Afonso Pena, como o aeroporto era conhecido, tinha como finalidade servir de ponto estratégico para as operações aliadas durante a II Guerra Mundial. Construído nos últimos meses da guerra, o aeroporto foi pouco utilizado, prevalecendo posteriormente o uso pela aviação civil.
 
Quando a guerra terminou, em janeiro de 1946, a aviação civil passou a operar efetivamente na Base Aérea Afonso Pena, moderna e recém-construída, com voos nacionais e internacionais.
 
As primeiras companhias de voo a operar no Aeroporto foram:
 
VARIG – iniciada em 15 de janeiro de 1946 no Aeroporto de Bacacheri, com a linha Florianópolis/Porto Alegre/Pelotas/Jaguarão e Montevidéu;
CRUZEIRO DO SUL; REAL – com voos nacionais e Assunção, em 1955;
 PANAIR – Assunção em 1946;
AERONAVIS BRASIL – atendendo a linha Rio de Janeiro/Poços de Caldas e Porto Alegre, bem como linhas internacionais.
 
Quando a Base Aérea passou a atender a Aviação Civil, foi construída uma estação de passageiros que esteve em uso até 1959. Na época, comportava um bar, sala de espera, escritório de administração e manutenção, bomba de gasolina, caixa d’água, farol, torre de controle (construída em madeira e com altura de 35 metros), balizamento de pista (luz amarela), gerador de energia alternativa, além de equipamento de rádio-transmissão-recepção.
 
Em 1959, o Aeroporto Afonso Pena era o quarto aeroporto em movimento de aeronaves, quando o Ministério da Aeronáutica precisou construir uma nova estação de passageiros com área de 2.200 metros quadrados. Este terminal de passageiros foi inaugurado em 05 de fevereiro de 1959, durante o Governo de Moysés Lupion, com então Ministro da Aeronáutica, o Brigadeiro Menescal. As obras executadas em 1959 permaneceram inalteradas até a década de 70.
 
A partir de 1974 foi definido que o Aeroporto Afonso Pena fosse administrado pela Infraero. Em 1977, foi concluída a ampliação do terminal de passageiros, quadruplicando sua capacidade de atendimento, proporcionando mais conforto aos usuários e empresas aéreas. Mesmo com todas as remodelações e com ampliações efetuadas, as obras não foram suficientes para atender a demanda crescente de passageiros e cargas. E em 1991, o aeroporto contava com um déficit operacional estimado em 40%. Sendo assim, começaram as obras de construção de um novo terminal de passageiros.
 
O aeroporto foi o segundo no Brasil a contar com o Sistema Integrado de Tratamento de Informações Aeroportuárias – SITIA. Assim como ocorre nos aeroportos mais modernos do mundo o movimento de aeronaves, informações sobre voos, telefones internos e externos, circuito fechado de televisão e todas as operações do terminal estão interligadas. O prédio onde funcionava o antigo terminal de passageiros foi totalmente reformulado para se tornar um moderno terminal de carga aérea, com uma área total de 12 mil metros quadrados.
 
Em 26 de junho de 1996, com a construção do novo terminal e o aumento da demanda de passageiros, o Aeroporto Afonso Pena passou a ser internacional. A inauguração aconteceu no dia 26 de julho de 1996, com a presença do então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; do Ministro da Aeronáutica, Lélio Viana Lobo e do Presidente da Infraero, à época, Adyr da Silva.

Aeroporto Afonso Pena
Aeroporto Afonso Pena
O Aeroporto Afonso Pena, ficou com o primeiro lugar em 2015 na lista dos aeroportos mais bem avaliados do Brasil, segundo pesquisa feita pela Secretaria de Aviação Civil, contemplando 12.701 entrevistas teve avaliação com média de 4,43 (de um total de 5 pontos) . Foram dadas notas entre abril e junho de 2015 para 15 aeroportos e considerados critérios como tempo de filas, disponibilidade de wi-fi, limpeza e cordialidade de funcionários.
Aeroporto Afonso Pena
Aeroporto Afonso Pena

 

Aeroporto Afonso Pena
Aeroporto Afonso Pena
Aeroporto Afonso Pena
Aeroporto Afonso Pena
Aeroporto Afonso Pena
Aeroporto Afonso Pena
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Veja também

Prefeito assina decreto que amplia o número de famílias beneficiadas pelo Armazém da Família

Atualmente 6.657 famílias estão cadastradas no Armazém da Família, com a alteração na Lei espera-se ...