Últimas notícias
Home / Área Rural de São José dos Pinhais / Área Rural de São José dos Pinhais

Área Rural de São José dos Pinhais

A importância da Área Rural de São José dos Pinhais

Área rural de São José dos Pinhais
Área rural de São José dos Pinhais – Plantação de camomila  Foto: Daniel Mariano


A agricultura é um setor tradicional na economia de São José dos Pinhais. Mesmo com a grande industrialização do Município, os avanços tecnológicos não impediram as comunidades agrícolas de continuarem em pleno desenvolvimento. Ao invés disso proporcionaram um crescimento em conjunto, profissionalizando os meios de produção da agropecuária e estabelecendo na região o agronegócio, que é o ramo de atividade mais importante da economia nacional.

Área Rural de São José dos Pinhais
Área Rural de São José dos Pinhais: Rio Pequeno


A maior parte do território de São José dos Pinhais é composta por área rural (81,75%), com tendência agropecuária comprovada e ótimos índices de produtividade. O município está na 1ª posição da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) na comercialização de produtos para a Central de Abastecimento do Paraná S. A. (CEASA).

Apenas 18,25% de São José dos Pinhais representa área urbana

Também por abranger essa vasta área rural, o turismo rural em São José dos Pinhais possui vários roteiros muito visitados o ano inteiro, como:

Colônia Marcelino, que reúne imigrantes ucranianos que cultivam as tradições de seu país de origem. Da gastronomia à religião, do folclore às construções, tudo traz um pouco da história da Ucrânia e de sua gente.

O Caminho das Colônias, o qual abriga a tradicional Colônia Murici, bem como a região do Avencal, Malhada e Saltinho da Malhada entre outras. Essa região é a maior produtora de hortifrutigranjeiros da Região de Metropolitana de Curitiba, e este mérito também é herança dos imigrantes poloneses, principais colonizadores do que hoje é o Caminho das Colônias, que possui ainda a influencia de outras etnias.

O Caminho do Vinho, localizado na Colônia Mergulhão, entre as Colônias Acyoli, Murici e Rio Pequeno, a 10 km da sede do município de São José dos Pinhais.A identificação do potencial turístico da região ocorreu em 1998, quando foi realizado o inventário para posterior elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico de São José dos Pinhais. O local recebe eventos tradicionais da cidade, como a Festa do Vinho e a Festa do Pinhão.

A Cachoeira dos Ciganos, localizada na região da usina de Guaricana, que é um lindo local para banho com piscinas naturais e queda d´água de aproximadamente 10 metros.

O Circuito Rural Taquaral, é uma região rural de São José dos Pinhais, faz divisa com a Cachoeira e a Colônia Zacarias. A comunidade conta com natureza relevante em fauna, flora e recursos hídricos, além de atrativos diversos, como vinícolas e cantinas com produtos artesanais, hortifrútis orgânicos e agropecuária, artesanato em palha, olarias, chácaras com infraestrutura para eventos, restaurantes e cafés. A cultura popular bastante peculiar também é marcante.

O Circuito Rural Taquaral conta hoje com cerca de 20 empreendimentos nos ramos de restaurante, pesqueiros, vinícolas, chácara para eventos, turismo pedagógico e artesanato. 

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Veja também

Cuidado! Golpe do verão

Um golpe comum no qual a vítima é pega sem nem sair de casa A ...