Últimas notícias
Home / colônia marcelino São José dos Pinhais / Grupo Folclórico Soloveiko – Colônia Marcelino

Grupo Folclórico Soloveiko – Colônia Marcelino

Um pedacinho da Ucrânia, assim é a Colônia Marcelino em São José dos Pinhais. Da gastronomia à religião, do folclore às construções, tudo traz um pouco da história da Ucrânia e de sua gente.

 

 
Grupo Folclórico Soloveiko
Na Colônia Marcelino tudo traz um pouco da história da Ucrânia e de sua gente
E esse resgate cultural também se dá através da dança. Foi na década de 80 que a Irmã Eufrozênia incentivou os jovens da comunidade a resgatarem mais da cultura ucraniana através da dança, atribuindo ao grupo o nome de Soloveiko que significa Rouxinol – Pássaro existente nas Terras da Ucrânia. 

O rouxinol é comumente invocado em ucraniano nas canções populares e também folclóricamente na imagem de um criador de sons doces, um construtor de casas, e um prenúncio da primavera. 

Infelizmente, alguns anos depois da sua formação, o grupo não teve condições de continuar e acabou desfazendo-se. Mas, para enriquecer a Festa do Trigo, em janeiro de 1994,  contando com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais, o grupo voltou a exercer suas atividades.

Grupo Folclórico Soloveiko - Colônia Marcelino
Primeira apresentação do elenco infantil do Grupo Soloveiko em 1997 (foto: Acervo pessoal)
Grupo Folclórico Soloveiko - Colônia Marcelino
Grupo Folclórico Soloveiko apresentando-se na Festa do Trigo, em janeiro de 1994 (foto:Acervo pessoal)
Atualmente o grupo folclórico Soloveiko conta com 50 integrantes divididos em adulto (acima de 16 anos), Juvenil (12 aos 16 anos) e Infantil (3 à 11 anos). Os ensaios são realizados todos os sábados pelos coreógrafos:
 
Thaicia Nogas: Elenco Infantil, 
Ademar Tadeu Incote Filho: Elenco Juvenil
Cleverson Ricardo Tarachuk:Elenco Adulto.

 

Grupo Folclórico Soloveiko - Colônia Marcelino
Elenco adulto Grupo Soloveiko – Colônia Marcelino
Grupo Folclórico Soloveiko - Colônia Marcelino
Grupo Soloveiko – Colônia Marcelino
Grupo Folclórico Soloveiko - Colônia Marcelino
Elenco Infantil Grupo Soloveiko – Colônia Marcelino
Os integrantes, em sua maioria,  fazem parte da comunidade da igreja ucraniana do rito oriental bizantino, os quais mantém tradições religiosas e culturais da Ucrânia. O grupo procura resgatar a cultura ucraniana não deixando morrer os costumes herdados pelos antepassados.
 
Todos que desejam podem participar do grupo. Inclusive, atualmente, há também vários integrantes que não são descendentes de ucranianos, porém o amor pela cultura os fez sentir-se como descendentes, expressando através da dança todo o carinho pela Ucrânia.
 
O grupo Soloveiko apresenta-se nas festas, como a do trigo e do vinho e também no Teatro Sesi (São Jose dos Pinhais), Teatro Mandirituba, Festivais de Dança Ucraniana, escolas e eventos em geral.
Grupo Folclórico Soloveiko - Colônia Marcelino
Elenco juvenil Grupo Soloveiko – Colônia Marcelino
Grupo Folclórico Soloveiko - Colônia Marcelino
Grupo Soloveiko – Colônia Marcelino

Depoimento de uma das integrantes do grupo quando iniciou: 

” Com vistas à formação de um Grupo folclórico de Dança Ucraniana com o intuito de resgatar um pouco da cultura ucraniana tive a oportunidade de aprender um pouco e participar do Grupo Folclórico Soloveiko desde seu início. Por iniciativa e apoio da Comunidade da Igreja Santíssima Trindade e da Secretaria Municipal de Turismo de São José dos Pinhais iniciaram as reuniões para a formação do grupo em dezembro de 1993 e fundou-se o Grupo Folclórico Ucraniano Soloveiko em janeiro de 1994. Foram vários ensaios no mês de janeiro para a primeira apresentação no dia da Festa do Trigo realizada em 30/01/1994. 

No decorrer tive muitas dificuldades em acompanhar os integrantes, pois eu era nova (13 anos), enquanto outros eram jovens e adultos com certa experiência (cultura / conhecimento). Dedicava-me em casa ensaiando passos em frente ao espelho para não errar e sempre fazer melhor nos ensaios e apresentações. 

Em 1997 fui convidada a ensinar a dança ucraniana às crianças. A partir daí iniciei o trabalho com a coreografia ampliando o Grupo Folclórico Ucraniano Soloveiko com o elenco infantil e juvenil. Logo passei então a coreografar o elenco adulto, também. Eram ensaios aos sábados consecutivamente e esporadicamente em outros dias. 


Com muita garra e empenho, não medindo esforços para estar todos os sábados nos ensaios, criando as coreografias em casa (dançando/assistindo), trabalhando em busca de novos trajes, organizando os trajes para as apresentações é que me satisfazia orgulhosamente, após uma belíssima apresentação do Grupo. Em 2004, tive a honra de participar dos 10 anos do Grupo Folclórico Ucraniano Soloveiko.


Em 2006 me desliguei do Grupo, mas em 2010 tive orgulho de ver minha filha de 3 anos no palco, apresentando-se pela primeira vez. Orgulho também de ver àqueles que ensinei, hoje transmitindo a outros a cultura ucraniana através da dança.”


 Noeli Cristiane Nogas


GRUPO FOLCLÓRICO UCRANIANO SOLOVEIKO
Contato: [email protected] 
Grupo Soloveiko no Facebook

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Veja também

Cuidado! Golpe do verão

Um golpe comum no qual a vítima é pega sem nem sair de casa A ...