Caminhos da Colônia Murici

O Caminhos da Colônia Murici é um novo roteiro de Turismo Rural em São José dos Pinhais, o qual abriga a tradicional Colônia Murici, colonizada por imigrantes poloneses em 1878.

 

portal-murici

 

Compõem esse novo roteiro algumas regiões além da própria Murici: Avencal, Campestre da Malhada, Inhaíva, Malhada, Roça Velha e Saltinho da Malhada.

A localidade se tornou a maior produtora de hortifrutigranjeiros da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), conquista herdada dos imigrantes que hoje compõe o roteiro Caminhos da Colônia Murici, a qual possui influência de poloneses, italianos e demais etnias. A região conta com diversos empreendimentos comerciais e de lazer, emoldurada com construções locais que fazem parte do Patrimônio Arquitetônico Histórico e Cultural, um presente deixado pelos primeiros moradores.

Igreja São Paulo Apóstolo, na Costeira do Cupim
Igreja São Paulo Apóstolo, na Costeira do Cupim (Foto: Antonio Bobrowec)
Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Colônia Murici
Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Colônia Murici
Ao todo, são mais de 20 empreendimentos em funcionamento, juntamente com outros pontos de visitação onde turistas e visitantes podem conhecer um pouco da cultura dos povos que fizeram e fazem a trajetória das Colônias e parte da identidade de São José dos Pinhais.

Caminhos da Colônia Murici
Algumas das atrações da região são os cafés coloniais em casas centenárias, a exemplo do Kawiarnia Café Colonial


O Caminhos da Colônia Murici ainda tem como desafio para os próximos anos a implantação de sinalização interna e melhorias continuadas de infraestrutura, que irão tornar os passeios mais agradáveis, proporcionando a todos uma nova forma de descobrir as belezas da Cidade. O novo portal da Colônia Murici

Caminhos da Colônia Murici
Caminhos da Colônia Murici
Colônia Murici

 

como-chegar-avencal
Como chegar – Caminhos da Colônia Murici
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Veja também

Prefeito assina decreto que amplia o número de famílias beneficiadas pelo Armazém da Família

Atualmente 6.657 famílias estão cadastradas no Armazém da Família, com a alteração na Lei espera-se ...