Últimas notícias
Home / São José dos Pinhais / 30ª Festa da Colheita na Colônia Murici

30ª Festa da Colheita na Colônia Murici

Tradicional Festa da Colheita na Colônia Murici

Os produtores rurais da Colônia Murici, em São José dos Pinhais, já iniciaram há tempo os preparativos para a 30ª Festa da Colheita, que comemora a boa safra de legumes, verduras e frutas do município. O evento, retomado em 2009 após um intervalo de sete anos, resgata a tradição dos descendentes de poloneses. A festa é uma tradição na comunidade da colônia, e esse ano acontecerá no dia 6 de março. Mas antes desse dia, foi inaugurado o Portal de entrada da Colônia, que há mais de dez anos era solicitado pela comunidade, por meio da Associação de Moradores, Comerciantes e Agricultores da Colônia Murici e Região (Amcam).

A construção desse Portal, para a comunidade, representa a valorização da Cultura Polonesa e da primeira colônia de imigrantes do Município.

portal_colonia_murici_foto_antonio_bobrowec-2-700x464
Portal de entrada da Colônia Murici ainda em obras

 

Essa festa é um dos eventos mais tradicionais do Município, e simboliza a prosperidade do trabalho local. O resgate da tradição atrai o público para a colônia, onde são recebidos muitos visitantes de fora, e não só da paróquia e da comunidade local.

Festa da Colheita na Colônia Murici
Festa da Colheita na Colônia Murici

 

A programação da 30ª Festa da Colheita será iniciada com missa solene, seguida pela tradicional cavalgada e desfile em agradecimento a colheita. No almoço serão servidas comidas típicas da região – como pierogi (um tipo de pastel cozido), risoto, churrasco e costela fogo de chão. O presidente da Comissão organizadora, João Braz Grochocki, lembra a necessidade de levar pratos, talheres e guardanapos e acrescenta que a programação da tarde contará com diversas atrações, entre elas sorteio de prêmios, bingo e apresentações folclóricas.

Festa da Colheita na Colônia Murici
Festa da Colheita na Colônia Murici

 

festa da colheita
Festa da Colheita na Colônia Murici

 

Além dessa Festa, a comunidade da Colônia Murici também realiza a Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus e a tradicional Noite Polonesa, popularmente conhecida como Festa da Vodka. Quem parte de Curitiba chega à Colônia Murici virando à esquerda no primeiro sinaleiro após a entrada para o Aeroporto Afonso Pena e seguindo as placas.

Leia também: A história da Colônia Murici

 

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •