Últimas notícias
Home / Animais em São josé dos pinhais / Programa de castração gratuita em São José dos Pinhais

Programa de castração gratuita em São José dos Pinhais

Programa de castração gratuita em São José dos Pinhais

 

Castração gratuita em São José dos Pinhais
Castração gratuita em São José dos Pinhais

O programa Guarda Responsável tem o intuito de sensibilizar a população quanto ao compromisso que se deve ter ao cuidar dos animais de estimação. O lema do programa é “Exerça a Guarda Responsável! Não contribua com o aumento de animais abandonados em nossa cidade!”. A ação tem duas funções: atender a denúncias de maus tratos contra os animais e a castração da população canina/felina de São José dos Pinhais.  A administração objetiva beneficiar a população são-joseense e é por isto que a inclusão neste programa de castração é válida somente para moradores do Município, sendo estes os únicos detentores do direito desta ação.

Por meio da Guarda Responsável, já foram atendidos e averiguados por veterinários vários casos de maus tratos contra os animais. Desde o início da iniciativa já foram castrados 4.287 animais no Município, sendo que por mês o número é de aproximadamente 300 bichos domésticos que passam pela castração.

A Guarda Responsável dá dicas de como criar os animais, além do planejamento e controle deles, bem como cuidados com a saúde, através do fornecimento de água e alimentação adequada; cuidados com a higiene; banhos frequentes; criá-los em local limpo, cercado e coberto; não deixá-los soltos na rua; levá-los ao veterinário; planejar e controlar o nascimento dos filhotes ou castrá-lo; sair para passear com coleira e levar sacola plástica para recolher alguma sujeira deixada pelo animal; dar muito carinho, atenção e respeito.

Os proprietários residentes no Município e que desejam castrar os animais devem passar por um mini-curso sobre guarda responsável, onde são abordados temas como o bem estar dos animais e os cuidados devidos que devem ser tomados no pós-cirúrgico. Feito isto, os animais passam por uma consulta onde é avaliado se estão aptos, sem doenças, e no caso das fêmeas, não estejam no cio ou em gestação. O dono também passa por uma entrevista, onde os motivos para a castração são avaliados. Preenchido os requisitos, o animal é submetido ao agendamento da cirurgia.

A castração gratuita em São José dos Pinhais é feita pelas quatro clínicas credenciadas da Prefeitura e também através da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio de uma parceria entre a administração e a instituição. Além da cirurgia, é instalado em cada animal um micro-chip, com os dados do proprietário.

Em breve, a Secretaria de Meio Ambiente pretende também castrar animais de rua, responsáveis pelo aumento indiscriminado da população canina e felina no Município. Com isto, a intenção é que diminui cada vez mais o número de animais que moram nas vias de São José dos Pinhais.

O programa de castração passou por algumas alterações e agora as famílias de baixa renda inseridas no cadastro único da Secretaria de Assistência Social passam a ter prioridade para uso deste benefício. E, para saber mais a respeito disto, os donos devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente.

Informações sobre a Guarda Responsável: (41) 3398-2694.

 

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Veja também

Cuidado! Golpe do verão

Um golpe comum no qual a vítima é pega sem nem sair de casa A ...