Home / Gastronomia / Os melhores vinhos estão em São José dos Pinhais

Os melhores vinhos estão em São José dos Pinhais

Boa é a vida, mas melhor é o vinho…

 

vinhos
Os melhores vinhos estão em São José dos Pinhais

 

A verdade é que beber vinho é tão bom que nem precisa de uma data certa, ou um motivo especial para dar o ar da graça. Você poder tomar uma taça pra relaxar depois de um dia de trabalho, em um encontro animado com os amigos, pra acompanhar uma massa ou uma carne especial no almoço, ou pra dar aquele clima de romantismo em um jantar com seu par.

E para a felicidade geral da nação sãojoseense, e de quem por aqui está passando, a cidade nos brinda com vários estabelecimentos que apresentam vinho no cardápio, ou que fazem deste o seu carro chefe. Os melhores vinhos estão em São José dos Pinhais!

Então, para facilitar a vida de quem está morrendo de vontade de apreciar um bom vinho, separamos três lugares bem especiais e que atendem aos mais variados públicos, no nosso fantástico Caminho do Vinho! Confira:

Caminho do Vinho

São José dos Pinhais é famosa pelas atrações turísticas e também pela produção, comercialização e turismo do vinho, o enoturismo. Uma destas atrações é o Caminho do Vinho, localizado na Colônia Mergulhão, a 10km do centro da cidade.

A origem do roteiro surgiu com as famílias que vieram da Itália e da Polônia para o Brasil, em 1800, e se instalaram na região, com o propósito de reconstruir a vida, sem esquecer os seus costumes, como a produção artesanal de vinhos, queijos, salames, geleias e outros produtos regionais. Ou seja, fazer daqui a casa deles, com a cara e o jeito deles.

O que deu super certo! E de tão certo, cada vez mais gente passou a se interessar pela produção e pela tradição que essas famílias trouxeram para a região. Hoje, são cerca de 38 propriedades rurais envolvidas, fomentando a cultura do vinho e oferecendo produtos de sabor e qualidade ímpar, com aquele gostinho de “feito em casa”.

São várias as opções que atraem milhares de visitantes o ano todo, como os vinhos, restaurantes, cafés coloniais, chácaras de lazer, minhocário, pesque-pague e pousadas. Além disso, o local abriga traços da cultura dos primeiros moradores, com as casas centenárias, museu e o artesanato lá produzido.

O roteiro leva cerva de cinco horas, e você fica conhecendo várias fazendas e algumas das onze vinícolas que fazem parte do trajeto. Sem esquecer de apreciar a paisagem local (que é linda!) e das paradas deliciosas para almoço ou café colonial. Além disso, você pode comprar os produtos e lembranças do passeio e levar pra casa.

Você também tem a oportunidade de aprender sobre o processo de produção de vinhos de perto, em meio aos tanques e com direito à degustações da bebida e do salame temperado com vinho.

A Linha Turismo-Caminho do Vinho funciona aos sábados e domingos, com embarque em São José dos Pinhais, e o passaporte custa R$ 20,00 por pessoa (menores de cinco anos não pagam).

Para saber mais sobre essa super opção turística e sobre o incrível universo do vinho, acesse o site www.caminhodovinho.tur.br. E não deixe de conhecer

Vinhos Irmãos Juliatto

IMG_7541Há mais de 100 anos, a Família Juliatto produz vinhos na Colônia Mergulhão. Vinda da região de Veneto, na Itália, os irmãos Paulo, Luciano e Ernesto Juliatto continuaram com a tradição italiana de produzir vinhos e passaram para seus filhos, que, hoje administram a vinícola. Os vinhos dos Irmãos Juliatto são produzidos com uvas da Serra Gaúcha.

Vinhos, sucos, geleias, queijos, salames e outros produtos coloniais estão disponíveis na vinícola. A vinícola tem um grande barril de vinho e uma carroça, parada obrigatória dos turistas para registrar com fotos a passagem pelo Caminho do Vinho.

Telefone: (41) 3635 1221

Adega Bortolan

Os melhores vinhos estão em São José dos Pinhais
Adega Bortolan

A Adega Bortolan preserva a tradição familiar de produção de vinhos artesanais. Gregório Bortolan nasceu na Itália. No período pós Guerra, que assolou a Europa trazendo desemprego e fome, ele e sua família vieram tentar a sorte no Brasil. A quinta geração da família mantém a tradição de produzir vinhos, fazendo com que a uma atividade quer era só da família e para alguns conhecidos, se tornasse um negócio. Hoje, a Adega Bortolan é comandada pelos irmãos Roseli, Josélia, Elmari e Aurélio, filhos de Miguel Bortolan (filho de Gregório Bortolan), que passou aos filhos os passos da produção de vinho.

Produzindo vinhos artesanais e contando com outros produtos coloniais, como salames, queijos, doces, geleias e bolos, a Adega recebe vários turistas em um amplo espaço rústico e agradável, onde é possível degustar os vinhos produzidos pela família.

Aberta de terça a domingo, das 9h às 18h

Telefone: (41) 3635 1375

Vinhos Don Gabriel

Adega Don Gabriel
Os melhores vinhos estão em São José dos Pinhais

Paolo Pissaia em meados do ano de 1880 vindo da região de Trevizzo, Itália, trouxe em sua bagagem a receita de um bom vinho e encontrou em São José dos Pinhais, na Colônia Mergulhão – hoje “Caminho do Vinho” o local ideal para manter viva essa antiga tradição italiana. Assim, ensinou para seu filho Vitório Pissaia as técnicas de como se produzir vinho e que ainda hoje é seguido por neto, esposa e bisnetos, mantendo a mesma receita trazida há mais de 100 anos.

Possui vários produtos coloniais como: vinhos das uvas bordo (terci), Niágara, Beijaraca, Cabernet Sauvignon e Moscatel, queijos, salames, linguiças, geleias, doces, sucos, conservas, vinagre, etc…

 Possui amplo estacionamento e conta com visitação a área de produção dos vinhos através de um túnel.

Atendimento todos os dias das 09h às 18h

 

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Veja também

Prefeito assina decreto que amplia o número de famílias beneficiadas pelo Armazém da Família

Atualmente 6.657 famílias estão cadastradas no Armazém da Família, com a alteração na Lei espera-se ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.