Home / serviços / Saúde / Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) em São José dos Pinhais

Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) em São José dos Pinhais

Os Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) em São José dos Pinhais oferecem atendimento em psiquiatria infantil e adulto

Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) em São José dos Pinhais
Os Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS), em São José dos Pinhais, atendem cerca de 4.500 pacientes mensalmente (Foto: Divulgação/PMSJP)

 

A área de psiquiatria de São José dos Pinhais cresceu consideravelmente com os importantes investimentos da Prefeitura Municipal, nos últimos anos. Cerca de 4.500 pacientes são atendidos, mensalmente, nos Centros de Atendimento de Saúde Mental do Município. O serviço de Residência Psiquiátrica recebeu novos médicos preceptores, que contribuíram para o melhor funcionamento dos ambulatórios de psiquiatria no Centro de Especialidades Médicas (CEM), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

No total, são 11 ambulatórios nas áreas de Neurologia; Psiquiatria Infantil; Programa de Ansiedade e Transtorno do Humor; Demência Precoce, mania e Síndrome Psicótica; Dependência Química; Saúde da Mulher; Transtorno Alimentar; Psiquiatria Geriátrica; Psiquiatria Geral; Prevenção ao Suicídio Interconsulta Psiquiátrica; e Psiquiatria Comunitária – Matriciamento.

Uma equipe multiprofissional, composta por médicos psiquiatras e clínicos capacitados, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, auxiliares e técnicos de enfermagem e pedagogos, presta assistência integral ao paciente. As Unidades Básicas de Saúde contam com médico psiquiatra, no serviço de Matriciamento – suporte técnico para a equipe que presta atendimento à comunidade da região onde a UBS está localizada.

Veja os locais onde encontrar os Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) em São José dos Pinhais

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD)


Há mais de 10 anos, o CAPS AD oferece atendimento a pacientes maiores de 18 anos, com quadro de Dependência Química (álcool e outras drogas). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Não há necessidade de encaminhamento de outros serviços, o paciente pode procurar o CAPS espontaneamente.

Endereço: Rua Jorge Mansos Nascimento Teixeira, 584 – São Pedro
Telefone: 3398-2764

Centro de Atenção Psicossocial Infanto – Juvenil (CAPS Infantil)


O CAPS Infantil atende pacientes menores de 18 anos, com quadro de Dependência Química (álcool e outras drogas) e Transtornos Mentais, de moderado a grave. São crianças e adolescentes com sofrimento psíquico intenso, transtornos mentais ou com necessidade de atendimento e acompanhamento em decorrência do uso de drogas. Os pacientes participam de grupos e oficinas, têm acesso a serviço social, consultas médicas, psicoterapia, orientações e outras atividades. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Não há necessidade de encaminhamento de outros serviços, o paciente pode procurar o CAPS espontaneamente.

Endereço: Rua Coronel Luiz Victorino Ordine, 586 – Centro
Telefone: 3382-5386

caps_saude-sao-jose-dos-pinhais
No CAPS Infantil, crianças e adolescentes participam de grupos e oficinas, têm acesso a serviço social, consultas médicas, psicoterapia e orientações (Foto: Divulgação/PMSJP)

Centro de Atenção Psicossocial Transtorno Mental (CAPS TM)


O CAPS TM oferece atendimento a maiores de 18 anos, com quadro de Transtornos Mentais grave. Os pacientes recebem tratamento, participam de oficinas terapêuticas e, depois de estabilizados, são encaminhados para atendimento ambulatorial. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Não há necessidade de encaminhamento de outros serviços, o paciente pode procurar o CAPS espontaneamente.

Endereço: Rua João Maria Rocco, 230 – Braga
Telefone: 3381-5832

Urgência e Emergência


Os casos de Urgência e Emergência são atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Rui Barbosa, no Centro, e do bairro Afonso Pena. Em casos de necessidade de atendimento em domicílio ou no local de ocorrência do agravo de saúde, o SAMU pode ser acionado, pelo número 192, e conduzirá o paciente à UPA mais próxima.

Caps São José dos Pinhais
O CAPS TM oferece atendimento a maiores de 18 anos, com quadro de Transtornos Mentais grave (Foto: Ary Portugal/PMSJP)

 

 

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Veja também

Prefeito assina decreto que amplia o número de famílias beneficiadas pelo Armazém da Família

Atualmente 6.657 famílias estão cadastradas no Armazém da Família, com a alteração na Lei espera-se ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.