Últimas notícias
Home / Notícias / Confira neste sábado (19) o Plug/RPC com a Eco Guaricana

Confira neste sábado (19) o Plug/RPC com a Eco Guaricana

Passeio de bike com a Eco Guaricana, em São José dos Pinhais, é um dos temas do programa da Rede Globo na área rural em trajeto desconhecido até pelos são-joseenses

 

jornalista Michelly Correa
Confira neste sábado (19) o Plug/RPC com a Eco Guaricana e a jornalista Michelly Correa

 

Há três anos promovendo o Eco Turismo e a proteção da Natureza, a Eco Guaricana é uma das pautas do Plug/RPC neste sábado (19). A equipe do programa, apresentado pela jornalista Michelly Correa, percorreu em São José dos Pinhais locais famosos pela cultura, como a Colônia Murici, e desconhecidos até mesmo entre os são-joseenses. O município é uma das áreas mais importantes da Mata Atlântica Brasileira e o passeio na área rural, com o também jornalista Marcos Rosa Filho, foi na chamada Trilha Pé da Serra da Guaricana. A exibição inédita deste trajeto de bicicleta na Rede Globo vai ao ar às 14h.

Região da Guaricana

A região da Guaricana começa na BR 376 (sentido Joinville – 25 km do centro de São José), na região metropolitana de Curitiba. Do centro de Curitiba são apenas 37 km. A referência é o pedágio da 376. A Guaricana é formada por centenas e centenas de hectares de mata nativa com milhares de Araucárias. O trecho entre São José dos Pinhais e o Litoral, na divisa do município com Guaratuba e Morretes, compreende uma vasta biodiversidade que tem sido interesse de projetos eco turísticos das três esferas governamentais. Duas usinas hidrelétricas da Copel, a da Chaminé (anos 30), e a da Guaricana (anos 50), ainda funcionam na região.

Duas usinas hidrelétricas da Copel, a da Chaminé (anos 30), e a da Guaricana (anos 50), ainda funcionam na região.
Duas usinas hidrelétricas da Copel, a da Chaminé (anos 30), e a da Guaricana (anos 50), ainda funcionam na região.

Os visitantes, sempre em datas agendadas e com exclusividade na utilização de diferentes campo base, podem curtir as trilhas internas nas chácaras e participar de caminhadas, trekking, pedaladas, rapel, banhos em cachoeiras, entre outras opções.

O atendimento a grupos inclui a utilização de infraestrutura antes, durante ou depois dos passeios, por meio de refeições com café da manhã, almoço, café da tarde ou jantar e, após a aventura, está incluso o chuveiro. Os eventos contam com guias capacitados na condução das atividades. Desde outubro de 2013, mais de mil pessoas estiveram na companhia da Eco Guaricana, incluindo crianças de grupos de escoteiros e profissionais da área ambiental, como biólogos e oceanógrafos.

foto-2433
Foto: OS BIKEHAUERS

Informações no Facebook Eco Guaricana, site www.ecoguaricana.com.br, e-mail [email protected] e nos telefones 3058-4192 e 9918-5447.

Conteúdo PautaSJP.com

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Veja também

Exposição de Orquídeas no Shopping São José

Shopping São José realiza 3ª edição de Exposição de Orquídeas   Na ocasião, mudas e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.