Home / Aeroporto Afonso Pena / Passageiros escolhem Afonso Pena como melhor aeroporto do Brasil em 2016

Passageiros escolhem Afonso Pena como melhor aeroporto do Brasil em 2016

O Aeroporto Internacional Afonso Pena alcançou a melhor nota de satisfação geral. O terminal, escolhido como o melhor nos últimos três trimestres, é o melhor do Brasil em 2016.

Aeroporto Internacional Afonso Pena
Aeroporto Internacional Afonso Pena

No 4º trimestre de 2016, a Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro feita pelo Ministério dos Transportes registrou que nove em cada dez passageiros que viajam de avião avaliaram como “bons” ou “muito bons” os aeroportos brasileiros. O Índice de Satisfação Geral do Passageiro do trimestre obteve o melhor resultado das 16 rodadas da série iniciada em 2013: 4,28 (em uma escala de 1 a 5). O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, alcançou a melhor nota de satisfação geral destes quatro anos: 4,72. O terminal, escolhido como o melhor nos últimos três trimestres, é o melhor do Brasil em 2016.

Aeroporto Internacional Afonso Pena
Afonso Pena é o ‘queridinho’ dos brasileiros (Foto: Divulgação)

O Afonso Pena foi escolhido o melhor terminal do País pelos passageiros em 7 das 16 rodadas da pesquisa. Com 4,72 de satisfação geral no último trimestre de 2016, supera o recorde anterior, 4,68, alcançado pelo próprio terminal no trimestre anterior – o 3º de 2016. Dos 37 indicadores medidos no 4º trimestre, ele ficou em primeiro lugar em 11 e segundo em 12. A satisfação geral funciona como um 38º indicador. É aferida com uma única pergunta em que o passageiro avalia de 1 a 5 a satisfação com os serviços prestados pelo aeroporto.

Nesta 16ª rodada, realizada em outubro, novembro e dezembro de 2016, foram ouvidos 14.085 passageiros nos 15 aeroportos que movimentam 80% dos viajantes. Desde que o estudo começou a ser realizado, mais de 253,5 mil pessoas já foram ouvidas. O levantamento é realizado pela Praxian – Business & Marketing, responsável pela pesquisa de campo, e o seu nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 5%.

Gestão Eficiente

O Afonso Pena é o primeiro lugar em tempo de fila na inspeção de segurança – 4,85; o aeroporto mais bem avaliado em cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança – 4,74; tem os sanitários mais limpos entre os pesquisados – 4,63; a melhor nota em qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem – 4,83; a maior satisfação com o tempo de fila no check-in – 4,77; a melhor percepção na velocidade da restituição de bagagem – 4,81; o que entrega as bagagens mais íntegras – 4,71; o primeiro nos indicadores cordialidade dos funcionários da emigração – 4,96, tempo de fila na emigração – 4,95, tempo de fila na aduana – 4,97, e cordialidade dos funcionários da aduana – 4,96.

4 anos de pesquisa

Já em questão de melhorias, o Aeroporto de São José dos Pinhais ficou em 8º lugar entre os 15 terminais nestes quatro anos de pesquisa, comparadas a primeira e a última rodadas, melhorou 9,7%. Com 30,3%, Manaus (AM) foi o que mais melhorou, seguido pelo Galeão (RJ), com 23,6%, e Brasília, com 23,3%. “Quando se chega ao topo a melhoria é cada vez mais lenta, passa a ser feita nos detalhes. Uma vez lá, o objetivo é manter-se”, afirma o ministro dos Transportes, Maurício Quintella.

Ministério dos Transportes

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Veja também

Prefeito assina decreto que amplia o número de famílias beneficiadas pelo Armazém da Família

Atualmente 6.657 famílias estão cadastradas no Armazém da Família, com a alteração na Lei espera-se ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.