Home / serviços / Jovens de até 29 anos podem viajar de ônibus de graça pelo país; saiba como

Jovens de até 29 anos podem viajar de ônibus de graça pelo país; saiba como

Além de vagas gratuitas em ônibus da linha interestadual, a Identidade Jovem também garante desconto em eventos culturais e esportivos para jovens entre os 15 e 29 anos. Confira o passo a passo!

A Identidade Jovem, mais conhecida como ID Jovem – é um programa do governo que permite que jovens entre 15 e 29 anos tenham direito a vagas gratuitas — ou com desconto — no sistema de transporte coletivo interestadual ao redor do país. Os jovens também podem pagar meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos. Neste ano, grandes festivais como o Rock in Rio e o Lollapalooza já aceitaram os descontos para os usuários da ID Jovem.

O direito, instituído pelo Estatuto da Juventude, garante que duas vagas gratuitas sejam disponibilizadas para os jovens em cada veículo de transporte interestadual. Após o preenchimento destas, mais duas vagas com desconto de 50% são cedidas para os passageiros que possuem a ID Jovem.

Segundo dados da Secretaria Nacional da Juventude, cerca de 15,6 milhões de jovens são possíveis beneficiários do programa. Desde setembro do ano passado, quando a ID Jovem teve seu início, foram gerados quase 279 mil cadastros. Em junho, eram 200 mil cartões ativos.

O coordenador nacional do programa Identidade Jovem Henrique Resende Sabino, nota que a cada mês há um aumento expressivo na utilização do benefício. “Nós estamos vindo numa crescente muito grande. Em janeiro foram gerados 16 mil cartões no Brasil, já no último mês foram 47 mil”.

Desde o início do programa, pouco mais de 12 mil cadastros foram emitidos no Paraná. A meta para o país é atingir 1 milhão de usuários da ID Jovem até o fim do ano.

Pré-requisitos para a ID Jovem

Além de estar dentro da faixa etária beneficiada pelo programa (entre os 15 e os 29 anos), é preciso ter renda mensal de até dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Caso seja necessário atualizar os dados do Cadastro Único, o usuário pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o setor responsável pelo Cadastro Único em sua cidade.

O uso da ID Jovem não permite deslocamentos entre municípios ou dentro do próprio município, apenas trajetos entre estados diferentes. O desconto é válido para ônibus (na linha convencional), trem ou embarcação.

Como conseguir o benefício?

Além de atender os pré-requisitos, é necessário ter o Número de Identificação Social (NIS) impresso no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na Carteira de Trabalho. O cadastro pode ser feito pela Internet ou diretamente no aplicativo.

Pela Internet, é só acessar o site da ID Jovem, preencher os dados solicitados e gerar o cartão. Na hora de utilizar, é preciso imprimir a imagem do cartão e apresentar no momento da compra do bilhete ou entrada no ônibus, junto a um documento oficial com foto.

Já através do aplicativo (disponível para IOS, Windows Phone e Android), o usuário preenche os dados solicitados e gera um cartão virtual. Para utiliza-lo, basta mostrar a imagem na tela do celular.

O cartão tem validade de 180 dias após a data da emissão. Quando expirar, é necessário fazer novamente a verificação dos dados e emitir um novo cartão.

Como usar a ID Jovem

O Bilhete de Viagem do Jovem deve ser solicitado com antecedência de, no mínimo, 3 horas em relação ao horário de partida do transporte. A isenção ou o desconto valem apenas para o valor da passagem — a taxa de embarque, pedágios ou quaisquer outras despesas são cobrados a parte.

A compra deve ser feita diretamente no guichê, a ID Jovem não é válida para compra através da Internet. Segundo o coordenador nacional do programa, a fiscalização está empenhada para garantir que as empresas aceitem a ID Jovem. Caso não cumpram com o direito dos usuários, elas serão multadas.

 

Mais informações em: http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Veja também

Prefeito assina decreto que amplia o número de famílias beneficiadas pelo Armazém da Família

Atualmente 6.657 famílias estão cadastradas no Armazém da Família, com a alteração na Lei espera-se ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.