Home / Dra. Ana Cristina Pretto Taques Fonseca

Dra. Ana Cristina Pretto Taques Fonseca

Dra. Ana Cristina Pretto Taques Fonseca

O microscópio é um grande aliado na endodontia, proporcionando melhor visão da região a ser tratada.

Endodontia com microscopia operatória
Endodontia com microscopia operatória

A endodontia evoluiu muito nos últimos 10 anos. Inicialmente, para ter acesso ao canal do dente, o profissional contava apenas com o auxílio da radiografia, aliado à experiência clínica e ao conhecimento científico.

Atualmente, alguns recursos tecnológicos ajudam na excelência desse processo. Entre eles, o microscópio operatório, que tornou-se um importante aliado do endodontista. Com aumento de 2,5 a 40x, esse aparelho visualiza o que antes era apenas uma imagem quase imperceptível e escura a olhos nus. Por meio dele, a visão, ampliada e iluminada, torna o tratamento mais previsível e assertivo. Além disso, colabora em casos, como dentes com trincas, perfurações e instrumentos fraturados, muitas vezes não visíveis, que podem ser diagnosticados com precisão.

Outro recurso tecnológico importante é o Raio X digital, considerando que as radiografias continuam indispensáveis no tratamento de canal. O RX digital diminuiu o tempo de exposição do paciente à radiação em até 90 por cento, quando comparado com as radiografias convencionais. Sua imagem é instantânea e pode ser demonstrada em um computador ou mesmo em uma tela de TV, tornando-se um recurso didático para facilitar a compreensão do paciente. Além disso, as radiografias digitais não usam produtos químicos na sua revelação, contribuindo para a preservação ambiental.

A terapia fotodinâmica, que é o uso do laser de baixa frequência, integra os recursos atuais do tratamento endodôntico e contribui para a desinfecção dos canais com lesão óssea. Já os aparelhos rotatórios, substituíram as antigas limas, facilitando e agilizando a limpeza do canal. Somado a isso, o aparelho de odontometria mede com exatidão o comprimento do canal para uma perfeita desinfecção de toda a extensão do local.

Todos os recursos citados, aliados à experiência e embasamento cientifico, são importantes para o sucesso do tratamento do canal evitando-se, cada vez mais, perdas dentárias que ocasionam problemas de má oclusão, dificuldade para mastigação e digestão e, também, minimizando possibilidades de infecções oriundas de problemas dentários.

Dra. Ana Cristina Pretto Taques Fonseca

ENDODONTISTA
CRO-PR 15647
    • Formação acadêmica pela PUC-PR
    • Especialista em Endodontia pela UFPR
    • Membro da ABRAMO (Associação Brasileira de Microscopia Odontológica)
    • Membro da SBENDO (Sociedade Brasileira de Endodontia)
Endereço: Rua Veríssimo Marques 1160. Centro de São José dos Pinhais
Fone: 30353401
Agende uma Consulta!
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •