Home / SOBRE A CIDADE

SOBRE A CIDADE

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Origem do Nome:
De origem religiosa e geográfica. Homenageia ao santo padroeiro, São José, e aos extensos pinheirais que cobriam o território municipal. O termo José é de origem hebraica “Yosef”, significando “Que Deus multiplique”. Mais tarde foi latinizado e aos poucos ficou “Joseph”. São José era carpinteiro em Nazaré e desempenhou papel de pai de Jesus. É padroeiro de todos os que trabalham a madeira.

História

Sempre no dia 8 de janeiro, São José dos Pinhais comemora sua Emancipação Política, e no dia 19 de março, data do padroeiro da Cidade – São José, foi instituído, por meio de Projeto de Lei, em 17 de abril de 1951, como data para comemorar a fundação do Município.

Estima-se que os primeiros colonizadores tenham se fixado no povoado próximo a Serra do Mar, conhecido como Arraial Grande, entre os anos de 1660 a 1715, com a intenção de extrair ouro daquela região.

Na época, uma das famílias colonizadoras pediu a Portugal a posse de terras da região, onde foi instalada a fazenda Águas Belas, que corresponde atualmente a região dos bairros Afonso Pena, Guatupê, Rio Pequeno, e parte da região onde se encontra o Aeroporto Afonso Pena.

Com o fim da extração do ouro, parte da população da Serra do Mar veio residir próximo da fazenda Águas Belas, que em 1690 teve uma pequena igreja erguida em sua sede, dedicada a Bom Jesus dos Perdões. A construção da capela representou o surgimento da primeira comunidade são-joseense, que conforme o sistema administrativo português foi chamado de freguesia.

 

São José dos Pinhais
São José dos Pinhais


População estimada 2015 (1) 297.895
População 2010 264.210
Área da unidade territorial (km²) 946,435
Densidade demográfica (hab/km²) 279,16
Código do Município 4125506
Gentílico são-joseense
Prefeito Atual
Antônio Fenelon

(1) Fonte: IBGE. Diretoria de Pesquisas – DPE – Coordenação de População e Indicadores Socias – COPIS.

Geografia

O município está localizado na Região Metropolitana de Curitiba, tendo como limites: Pinhais e Piraquara ao norte; Tijucas do Sul ao sul; Morretes a Guaratuba a leste; Curitiba, Fazenda Rio Grande e Mandirituba a oeste. Sua sede está assinalada pelas seguintes coordenadas: 25º32’06” de latitude sul e 49º12’21” de longitude oeste do meridiano de Greenwich, ligando à capital estadual, através da BR-376 num percurso de 7 km. O território do município compreende uma área de 931,73 km².

 

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – idhm – curitiba e região metropolitana

PR Curitiba 0,823
PR São José dos Pinhais 0,758
PR Pinhais 0,751
PR Araucária 0,740
PR Colombo 0,733
PR Fazenda Rio Grande 0,720
PR Piraquara 0,700
PR Almirante Tamandaré 0,699
Fonte: Atlas Brasil 2013 Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

O que é idh:

IDH significa índice de desenvolvimento humano, uma medida importante concebida pela onu (organização das nações unidas) para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população.
Anualmente é elaborado o relatório de desenvolvimento humano (rdh) pelo programa das nações unidas para o desenvolvimento (pnud) com base em três pilares (saúde, educação e renda) que são medidos da seguinte forma:
  • uma vida longa e saudável (saúde): expectativa de vida ao nascer
  • o acesso ao conhecimento (educação): média de anos de estudo (adultos) e anos esperados de escolaridade (crianças)
  • um padrão de vida decente (renda): medido pela renda nacional bruta (rnb) com base na paridade de poder de compra (ppc) por habitante
O IDH varia entre 0 (nenhum desenvolvimento humano) e 1 (desenvolvimento humano total), revelando que quanto maior a proximidade de 1, mais desenvolvido é o país, estado ou município.

Clima

São José dos Pinhais possui um clima subtropical úmido tipo Cfb, ou seja, literalmente um clima oceânico Cfb muito parecido com o clima londrino, com temperatura média anual de 17 °C.

Devido à altitude, a cidade possui grande variações na temperatura (cerca de 11 °C por dia), além de grandes mudanças no clima em pouco tempo, como em setembro de 2006, quando a temperatura era de 1 °C no dia 7 e três dias depois ela subiu para 33 °C. No verão, a temperatura máxima geralmente supera os 30 °C, podendo atingir os 35 °C, mas à noite a temperatura cai muito: cerca de 15 °C. A temperatura média no verão é de 22 °C.

A temperatura mínima registrada na cidade foi de -6 °C, em 1975 e mais alta de 39 °C, no dia 9 de janeiro de 2003.[carece de fontes] No inverno, principalmente em junho e julho, a temperatura máxima dificilmente supera os 18 °C e a mínima pode atingir os 5 °C. Porém, no mês de agosto, uma massa de ar seco e quente vai para o Sul do Brasil, aumentando muito a temperatura, podendo até atingir os 30 °C. É comum nesses meses acontecerem geadas, mas a ocorrência de neve é muito rara (a última vez foi em julho de 2013).

Desenvolvimento

São José dos Pinhais é atualmente o terceiro maior pólo automotivo do país e sede do Aeroporto Afonso Pena, principal aeroporto do Paraná. É atualmente uma cidade de tamanho médio, sendo a segunda mais populosa da mesorregião Metropolitana de Curitiba e a sexta mais populosa do Estado do Paraná, e sua população continua aumentando muito em pouco tempo. A população apurada pelo Recenseamento do IBGE foi de 264.210 habitantes em 2010 e 292.934 habitantes em 2014.

A agricultura é um setor tradicional na economia da cidade. Mesmo com a grande industrialização do Município, os avanços tecnológicos não impediram as comunidades agrícolas de continuarem em pleno desenvolvimento. Ao invés disso, proporcionaram um crescimento em conjunto, profissionalizando os meios de produção da agropecuária e estabelecendo na região o agronegócio, que é o ramo de atividade mais importante da economia nacional.

area rural de sao jose
Área Rural de São José dos Pinhais Foto: Daniel Mariano
A maior parte do território de São José dos Pinhais é composta por área rural (81,75%), com tendência agropecuária comprovada e ótimos índices de produtividade. O município está na 1ª posição da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) na comercialização de produtos para a Central de Abastecimento do Paraná S. A. (CEASA).

Economia

São José dos Pinhais possui uma economia em franco desenvolvimento, notadamente devido à presença do Aeroporto Internacional Afonso Pena, e de grandes fábricas de autopeças, que vieram juntamente com a instalação de multinacionais como Volkswagen e Renault, bem como suas fornecedoras. A cidade também é sede da famosa rede de perfumes e cosméticos O Boticário e a empresa de alimentos Nutrimental.

O comércio de São José dos Pinhais é autônomo em relação à capital, distante do centro da cidade apenas 10 km, com grandes supermercados, shopping center e enorme variedade de lojas, que concentra-se especialmente nas mediações da rua XV de Novembro, desde a ampla Praça da Matriz até encontrar-se com a BR376;

Possui dois terminais de ônibus: o “Central”, na Av. das Américas, e outro “Afonso Pena”, na Avenida Rui Barbosa, principal artéria de ligação entre as duas grandes rodovias (BR-376 e BR-277) que dividem o município em 3 regiões.

Possui ainda diversas instituições de ensino, a Faculdade das Indústrias – FAMEC e a FAE, a Usina da Música – que é a sede da Banda Marcial, e uma Unidade Sesc/Senac. O museu municipal guarda relíquias da colonização e diversas peças curiosas. Há ainda o Museu do Boneco Animado, que guarda o acervo dos bonecos criados no município.

Shopping São José


O Shopping São José foi inaugurado em Setembro de 2008 conta com mais de 150 lojas e 5 salas de cinemas multiplex, da rede Cinemark. O Shopping já se tornou referência na cidade por seus eventos voltados às crianças.

Bairros de São José dos Pinhais

 A cidade é dividida em 39 bairros, sendo que os mais desenvolvidos estão localizados perto do centro (13). Como podemos ver, os bairros perto do centro são menores do que os mais afastados. A última separação de bairros em São José dos Pinhais foi em junho de 2009.

01 – Aeroporto
02 – Academia
03 – Afonso Pena
04 – Águas Belas
05 – Aristocrata
06 – Arujá
07 – Aviação
08 – Barro Preto
09 – Bom Jesus
10 – Boneca do Iguaçu
11 – Borda do Campo
12 – Campina do Taquaral
13 – Campo Largo da Roseira
14 – Centro
15 – Cidade Jardim
16 – Colônia Rio Grande
17 – Contenda
18 – Costeira
19 – Cristal
20 – Cruzeiro
21 – Del Rey
22 – Dom Rodrigo
23 – Guatupê
24 – Iná
25 – Ipê
26 – Jd Itália
27 – Jurema
28 – Ouro Fino
29 – Parque da Fonte
30 – Pedro Moro
31 – Quissisana
32 – Rio Pequeno
33 – Roseira de São Sebastião
34 – Santo Antônio
35 – São Cristóvão
36 – São Domingos
37 – São Marcos
38 – São Pedro
39 – Zacarias
40 – Vila Braga

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •