Home / TURISMO RURAL / Colônia Murici

Colônia Murici

Localizada a aproximadamente 14 km do centro do município de São José dos Pinhais, e a 30km do centro de Curitiba, fica às margens do rio Miringuava, com acesso pela BR-376, no trevo do Bradesco. Fundada em 1878, é a mais expressiva comunidade de origem polonesa no Brasil. Procedentes da Galícia e da Prússia Oriental (região da Cracóvia), cerca de 60 pessoas estabeleceram-se na Colônia que surgiu na terceira etapa da imigração polonesa do Paraná. Abriga também italianos vindos de Trento. Dedicam-se principalmente ao plantio de hortifrutigranjeiros, criação de aves, bovinos e suínos. Destaca-se a Igreja do Sagrado Coração de Jesus com sua arquitetura e pinturas internas.

igreja colonia murici
Igreja Sagrado Coração de Jesus

 

CAMINHOS DA COLÔNIA MURICI – É um novo roteiro de Turismo Rural em São José dos Pinhais, o qual abriga a tradicional Colônia Murici, que recebeu este nome em homenagem ao conceituado médico José Cândido da Silva Muricy. Para compor e integrar esse novo roteiro as regiões do Avencal, Malhada, Saltinho da Malhada, Roça Velha e Inhaíva também estão incluídas no Caminhos da Colônia Murici.

Vale ressaltar que a Colônia Murici e região não perdeu a sua identidade, mesmo com a chegada da tecnologia, sendo isso mérito de muitos moradores e empreendedores que ainda preservam os costumes tradicionais dos imigrantes que lá chegaram.

Na colônia você encontra empreendimentos como: Chácaras de Lazer e Eventos, Pesque Pagues, Restaurantes, Cafés Coloniais e Vinícola, além da Casa de Cultura Polonesa, Casa de Shows, Lojas de Artesanato, Comércio de Orgânicos e Produtos Coloniais, tudo isso emoldurado como as construções locais que fazem parte do Patrimônio Arquitetônico Histórico e Cultural, um presente que foi deixado pelos primeiros moradores.

Ao todo são mais de vinte empreendimentos em funcionamento, juntamente com outros pontos de visitação onde os turistas e visitantes poderão conhecer um pouco da cultura dos povos que fizeram e fazem a trajetória das Colônias e parte da identidade de São José dos Pinhais.

O projeto Caminhos da Colônia Murici tem como desafio para os próximos anos a implantação da sinalização interna e melhorias de infraestrutura de forma continuada, que irão tornar os passeios ainda mais agradáveis, proporcionando a todos uma nova forma de descobrir as belezas de São José dos Pinhais.

Casa da Cultura Padre Karol Dworaczek ou Casa da Cultura Polonesa

casa_polonesa_foto_roberto_dziura_jr-3081
Casa da Cultura Padre Karol Dworaczek ou Casa da Cultura Polonesa

Criada pelo Decreto Municipal nº 1.541/2006, a Casa da Cultura Padre Karol Dworaczek é um espaço administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e se localiza na Colônia Murici. Instalada num prédio histórico – primeira escola e casa das Irmãs da Sagrada Família, tem como objetivos principais a divulgação da história e da cultura polonesa. Seu acervo conta com fotos e objetos doados pelos moradores locais, além de uma pequena biblioteca que está à disposição da comunidade. Por meio de suas ações educativas, como as Visitas Monitoradas, Palestras e projetos como “A Hora do Conto Polonês”, tenta resgatar e valorizar a trajetória dos imigrantes poloneses em São José dos Pinhais, mostrando a contribuição destes para o crescimento econômico e cultural do município.

Como funcionam as ações educativas:

– Visita monitorada: O passeio pelas exposições e acervo da Casa, traz informações e curiosidades a respeito da história, cultura e tradições dos imigrantes poloneses na Colônia Murici.

Acervo-expo.-história-da-Col.-Murici-03
Casa da Cultura Padre Karol Dworaczek

– Hora do Conto Polonês: Sabendo que a Literatura é uma forma de cultura e que esta pode ser usada como fonte histórica, este projeto propõe uma instigante viagem através da produção literária polonesa, permeada de lendas, fábulas e histórias de acontecimentos e personalidades importantes.

Acervo-biblioteca-e-hora-do-conto-polonês
Casa da Cultura Polonesa

– Oficinas de artesanato típico: É possível conhecer um pouco mais sobre a cultura praticando algumas atividades, como o artesanato. Dentre a variedade de artes produzidas pelos poloneses, a Casa disponibiliza oficinas de Wycinanki (recorte e colagens de papel) e Bibuly (flores em papel crepom)

Endereço:

Rua João Lipinski, 1001, Colônia Murici.

Telefone:
41 3635 1545

e-Mail:
[email protected]

Horário de atendimento:
De 3ª a 6ª feira, das 08 às 12hs e das 13 às 17hs. Domingo das 09 às 16hs.

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •